“[...] maneira de permitir que áreas já desmatadas tenham seu uso econômico intensificado, reduzindo a pressão por novos desmatamentos.”A pressão por novos desmatamentos existirá sempre, com ou sem aval do governo. O necessário é existir punição severa para quem desmata. Que lógica é essa que o governo usa ao tentar vender a idéia de que quem desmata, recebendo mais por isso irá parar por aí? Essa proposta basicamente diz que quem desmatar estará livre para lucrar, tendo garantido [pelo próprio governo] que futuros desmatamentos serão recompensados e incentivados.
O governo já recompensa quem não estuda, ignora quem invade e agora quer avalizar quem desmata? Como é que o povo brasileiro deixa isso acontecer? Onde está a vergonha, a indignação, a revolta e repulsa?
Como que um governo [em teoria] sério, digno e sensato pode, sem a menor vergonha propor que se deixe desmatar, se ganhe para isso e se lucre com esse desmatamento sem sequer falar em punição ou efeito que a decisão pode ter em longo prazo? Quer dizer então que contanto que se cultive o dendê tudo estará salvo? É essa a solução?Desmentido o apoio do governo, a medida continua em tramitação no Congresso.